+55 43 3524 3301

Fale conosco via WhatsApp

Detalhes

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

A aprovação de uma lei que força o TikTok a vender sua operação nos EUA caso não queira ser banido do país abre um precedente perigoso que pode ser usado por outros governos contra redes sociais que estejam “dando trabalho” -inclusive pelo Brasil no atual embate com o X, ex-Twitter, de Elon Musk.

A opinião é de Anupam Chander, pesquisador do Centro Berkman Klein para internet e sociedade, de Harvard, e professor de direito e tecnologia na Universidade Georgetown, em Washington.

Chander é autor do livro “The Electronic Silk Road” (a rota da seda eletrônica), em que analisa a relação entre o direito e o comércio global pela internet.


O especialista afirma que as mesmas preocupações usadas pelos EUA contra o aplicativo chinês -propaganda e vigilância- podem ser aplicadas a outras redes, lembrando as acusações de interferência russa na eleição americana de 2016 por meio do Facebook.


“Não tivemos um relato público dos perigos reais, não hipotéticos, apresentados pelo TikTok. A lei cria um precedente que pode desfazer a internet global e, portanto, é imprudente para os EUA, que há muito tempo defendem essa posição”, diz à reportagem.

Publicidades

Redes Sociais