Que a música tem o poder de entreter e relaxar, já não é novidade para ninguém.
Porém, nestes tempos estranhos de pandemia e distanciamento social, ela pode ser uma verdadeira terapia para nossa saúde mental e emocional.
A música é capaz de mudar o estado de ânimo de quem está aborrecido, acalmar a mente dos ansiosos ou até estimular a realização de atividades físicas para quem anda com preguiça. A música atua diretamente em nosso cérebro e é um poderoso recurso para quem busca a saúde integral. Quem toca um instrumento ou compõe canções trabalha com aspectos emocionais que influenciam diretamente a saúde.
Além dos efeitos individuais sobre quem a ouve, a música também fortalece relações sociais quando você compartilha aquela playlist com alguém especial ou quando se junta com outros apreciadores de um gênero musical. É a magia que acontece nos shows – todos vibrando felizes por estarem ouvindo e vendo aquilo que gostam.
Quer aproveitar ainda mais o poder da música? Atenção para as dicas:
- Monte suas playlists levando em conta os horários e as atividades que vai desempenhar ao longo do dia;
- Se estiver precisando de uma injeção de ânimo, selecione suas músicas favoritas;
- Para estimular a criatividade, procure ouvir gêneros e estilos musicais variados;
- Aproveite para conhecer culturas diferentes através da produção musical – você estará ampliando seu repertório e cuidando da sua saúde ao mesmo tempo.